Porto Editora: Rosa Lobato Faria inaugura divisão de Lisboa

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Porto Editora: Rosa Lobato Faria inaugura divisão de Lisboa

Mensagem  estreladomar em Qua Ago 27, 2008 4:10 pm

«As esquinas do tempo», o novo romance de Rosa Lobato de Faria, «uma reflexão sobre o tempo«, nas palavras da autora, é o primeiro título da Divisão Editorial Literária de Lisboa (DEL-L) da Porto Editora, dirigida por Manuel Alberto Valente.
Margarida, a personagem principal de «As esquinas do tempo», vai proferir uma palestra a Vila Real, passa uma noite num turismo de habitação e, durante o sono, faz uma viagem regressiva até 1908, o ano em que mataram o Rei.

«Há sempre nos meus livros aquela componente de maravilhoso, de inesperado, acho que é uma recorrente. Claro que as histórias são todas muito diferentes, tentamos sempre ser originais de livro para livro, e este é um tema que não tinha aparecido nos meus anteriores livros», disse a escritora.

A ideia surgiu, precisamente, quando Rosa Lobato de Faria passou um fim-de-semana num Turismo de Habitação.

«Um dia - contou - fiquei num Turismo de Habitação que era muito bonito e bem conservado, e estava fora, sem muito que fazer e pus-me a pensar: se agora adormecesse aqui e aparecesse noutro século, noutro tempo. Foi esse o ponto de partida».

Lembrando não ser esta a primeira vez que «o maravilhoso» e o «além» entram nas suas ficções, exemplificou com o caso do fantasma de «A flor do sal» (2005).

«Sempre fui um bocado motivada por essas coisas do além, e outros mundos. O meu verdadeiro mundo é o da ficção não é o da realidade», disse.

Da ideia até à concretização levou cerca de oito meses: começou no Verão passado, parou e «entretanto deu-se - referiu - a feliz coincidência de ter partido uma perna». «Fiquei em casa, e foram mais três meses de trabalho», assinalou.

Para este livro, em que parte da narrativa remonta ao século XIX, a «herança de família foi um pouco a pesquisa» da autora.

«São coisas - observou - que ao longo da vida fui aprendendo, vivenciando, e que sei quase todas de experiência própria. Não fiz grande pesquisa, são coisas que tenho mais ao menos na cabeça, lembro-me da minha avó, tenho as fotografias da minha bisavó e da minha avó com a minha mãe pequenina no colo, e basta-me olhar para essas fotografias».

Para a autora é «um motivo de orgulho e alegria» inaugurar a colecção da DEL-L, o novo departamento de ficção da Porto Editora.

Rosa Lobato Faria, que editava pela Asa, actualmente integrada no Grupo LeYa, reconheceu à Lusa ter aceitado o convite de Manuel Alberto Valente pela amizade que os liga. «Mas também - acrescentou - pelo facto de não me ter agradado, logo de entrada, aquela confusão da LeYa. Eu sou um bocado velha e essas coisas fazem-me um bocado de confusão».

As esquinas do tempo» estará nas livrarias a 08 de Setembro e será apresentado dia 23 na Fundação Medeiros de Almeida pelo jornalista e escritor Rodrigo Guedes de Carvalho.

«Pretendi - sintetizou a escritora - que este livro fosse uma reflexão sobre o tempo, que é uma coisa que ninguém percebe nada. Não dou respostas nenhumas, nem as podia dar, pois não sei. Mas gosto de pôr as pessoas a pensar o que é isto do tempo, que mistério é este. E isso foi o que me moveu a escrever o livro».
avatar
estreladomar

Mensagens : 62
Data de inscrição : 27/08/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum