Mulher moderna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Unicef: Morreram 9,2 milhões de crianças em 2007

Ir para baixo

Unicef: Morreram 9,2 milhões de crianças em 2007 Empty Unicef: Morreram 9,2 milhões de crianças em 2007

Mensagem  mariana Sáb Set 13, 2008 12:58 pm

Unicef: Morreram 9,2 milhões de crianças em 2007


A Unicef alertou na sexta-feira para a necessidade de mais esforços para salvar a vida das crianças, assinalando que no ano passado morreram cerca de 9,2 milhões antes de completarem cinco anos.

Apesar dos dados divulgados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), este é o número mais baixo de sempre e confirma uma tendência decrescente da taxa de mortalidade infantil que se tem verificado nas últimas décadas.

A taxa de mortalidade infantil caiu cerca de 27 por cento, quando comparada com dados de 1990, recolhidos e divulgados pela UNICEF. De acordo com aquela agência, registaram-se no ano passado, em todo o mundo, uma média de 68 mortes por mil nascimentos, enquanto na década de 90 a relação era de 93 mortes por mil.

Ao todo, em 2007, morreram cerca de 9,2 milhões de crianças com menos de cinco anos e estima-se que um terço foi vítima de subnutrição. Perante este cenário, a directora executiva da UNICEF, Ann Veneman, alertou na sexta-feira para necessidade de desenvolver rapidamente programas que satisfaçam as necessidades nutricionais das crianças, jovens e mulheres.

Bangladesh, Bolívia, Laos e Nepal registam as mais «impressionantes evoluções», passando para metade a taxa de mortalidade em relação a 1990.

Nos países industrializados, existe uma média de apenas seis mortes para mil nascimentos. Já em países como Serra Leoa, 262 em mil crianças morrem antes de completar o quinto aniversário.

Quando comparados os números actuais com a década de 60, Ann Veneman lembra que a taxa de mortalidade caiu 60 por cento.

«Os últimos dados indicam uma melhoria em muitos serviços básicos de saúde, como o uso exclusivo da amamentação, a imunização do sarampo, os suplementos de Vitamina A, o uso de tratamentos para prevenir a malária e a prevenção e tratamento do HIV», recordou aquela responsável.

«Espera-se que estas intervenções tenham resultados numa ainda maior diminuição da taxa de mortalidade infantil nos próximos anos», acrescentou, lembrando, no entanto, que, apesar da evolução, ainda há muito para fazer.
mariana
mariana
Admin

Mensagens : 52
Data de inscrição : 25/08/2008
Idade : 52

https://mulhermoderna.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos