Mulher moderna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

25 perguntas e respostas sobre o recém-nascido

Ir para baixo

25 perguntas e respostas sobre o recém-nascido Empty 25 perguntas e respostas sobre o recém-nascido

Mensagem  mariana Ter Ago 26, 2008 5:02 pm

25 perguntas e respostas sobre o recém-nascido
Como qualquer mamã, seguramente terá muitas dúvidas a respeito do seu bebé recém-nascido. Falamos-lhe sobre tudo o que necessita saber para não se preocupar com coisas que são absolutamente normais em todas as crianças.

Alguns bebés podem nascer com as costas e os ombros cobertos com um pêlo fininho. Este pelinho, denominado lanugo, muitas vezes preocupa as mamãs. Mas não há porque se assustar, já que esse pelinho,que lhes cresce durante a gestação, não é definitivo e cai pouco tempo depois de nascer.

É verdade que alguns nascem com mais do que outros, porque isso depende, além do mais, da carga genética. Quer dizer que se os pais são "peludos", é possível que o bebé também o seja.

2-Porque se formam crostinhas na cabeça?

As crostinhas que se podem formar na cabeça do recém-nascido, denominam-se "crosta láctea", e dependem basicamente das características da pele do bebé. Assim, quanto mais gordurosa é, mais crostinhas se formarão. A crosta láctea não é mais do que uma secreção das glândulas seborreicas, que poderia ser comparada à caspa dos adultos, e pode ver-se no couro cabeludo, embora também possa aparecer nas sobrancelhas e detrás das orelhas.

As mamãs podem preocupar-se um pouco, já que não se torna nada estética. Mas não vale a pena desesperar-se, porque cairão sozinhas. O óleo de amêndoas ou de bebé colocado sobre as crostas, meia-hora antes do banho, ajuda a que se desprendam com mais facilidade com a ajuda de uma escovinha. De todas as formas, mais cedo ou mais tarde descamar-se-ão sozinhas.

3-Porque é que as meninas às vezes libertam um fluxo rosado?

Durante a gravidez, tanto os meninos como as meninas, estão expostos às hormonas maternas (fundamentalmente estrógenos e progesterona). E no caso das meninas, ao longo da gravidez a sua mucosa vaginal também recebe esse estímulo hormonal. Se bem que ao nascer esse estímulo termine abruptamente, parte dessas hormonas permanece na mucosa vaginal das bebés e pode originar um fluxo sanguinolento ou uma pequena hemorragia (pseudo menstruação). Quando as mamãs vêem que a bebé tem uma hemorragia, podem assustar-se muito. Mas não há que se preocupar: este episódio passará e não se repetirá.

4-Se nasceu com os olhinhos azuis, eles vão ficar assim?

Ao princípio, os olhos escuros, sejam pretos ou castanhos, apresentam uma coloração azul acinzentada. Mas isso não quer dizer que o bebé tenha olhos azuis, apenas que o tom escuro ainda não se encontra definido. Por volta dos 6 meses terá a cor definitiva dos olhitos. No entanto, quando os olhos são definitivamente azuis, vê-se claramente desde o primeiro momento, e não há dúvidas a esse respeito.

5-Porque é que quando chora, lhe treme o queixo?

Todos os bebés nascem com muitíssimos reflexos, que são movimentos involuntários. Alguns perduram para toda a vida, enquanto que outros vão desaparecendo à medida que a criança vai amadurecendo. Assim, há reflexos que desaparecem em poucas semanas e outros uns meses mais tarde. O facto de tremer o queixo quando chora é totalmente normal, e é um desses movimentos involuntários que vão desaparecendo com o tempo.

6-Se o recém-nascido espirra, significa que está resfriado?

Os recém-nascidos podem espirrar com frequência, mas isso não quer dizer que necessariamente estejam resfriados. O espirro é uma forma de limpar as fossas nasais de corpos estranhos, de limpar as secreções. Quando o bebé está resfriado tem uma clara secreção mucosa semilíquida: mas as mais duras que saem pelo nariz não se devem a um resfriado.

7-Porque boceja tanto, se dorme tanto?

O bocejo é parte do processo neurológico maturativo da criança, e nem sempre implica que tenha sono. Muitas vezes é só uma forma de se espreguiçar.

8-Porque é que poucos dias após nascer lhe apareceram escaminhas na pele?

A pele de todo o recém-nascido muda e renova-se, de modo que o bebé elimina a pele com que nasce e substitui-a por uma nova. Se bem que a substitução seja progressiva em todo o corpinho, esse processo é mais visível nas mãos, nos pés, nos pulsos (quer dizer, fundamentalmente, nas extremidades), e no abdómen.

9-Porque lhe surgem pontos brancos do nariz?

Isto está relacionado com a crosta láctea que explicámos antes. Também se deve ao desenvolvimento das glândulas sebáceas, e tanto a carita como o couro cabeludo possuem um número importante delas. Estes pontinhos brancos chamam-se "milia", e dependem das características da pele do bebé: se é gordurosa está mais propensa a que apareçam, mas desaparecem sozinhos ao longo do primeiro mês. Se é das mamãs que não consegue conter o fascínio em espremer borbulhas, suas ou de outra pessoa, NÃO deve tocar nos pontinhos brancos do bebé, por nada deste mundo!

10-Porque é que tem ramelinhas? Como é que as limpo?

É comum que os recém-nascidos tenham ramelas. Tratam-se de secreções oculares totalmente normais que pode limpar com uma gaze estéril embebida em água morna. Estas secreções não implicam conjuntivite, e não há que confundir-se, porque a conjuntivite se manifesta com abundantes secreções que colam os olhinhos a tal ponto que o bebé não pode abri-los. Nesse caso, requer uma consulta com o pediatra, para que lhe indique como proceder.

11-É normal que chore sem lágrimas?

Durante as primeiras semanas de vida, os bebés choram sem lágrimas. Isto deve-se a que as glândulas lacrimais, que são as que "fabricam" as lágrimas, estão ainda pouco desenvolvidas. À medida que vão amadurecendo, começam a funcionar. Cerca do primeiro mês, já começam a aparecer as primeiras lagrimitas.

12-Porque é que, apesar de estar agasalhado, tem os pés e as mãos geladas?

É típico que quando a mamã nota que os pezinhos estão frios, interprete que o bebé está com frio e corra a calçar-lhe um par de botinhas. E, em caso de dúvida pois talvez esteja com frio, quem sabe mais uma mantinha de lã. Mas é importante saber que todos os recém-nascidos têm as mãos e os pés frios, e inclusive podem chegar a estar azulados.

No entanto, isto não quer dizer que o bebé esteja pouco agasalhado ou que tenha frio, mas sim que as mãos e os pés têm um menor fluxo de sangue (vaso-constrição), e isso faz com que a temperatura seja menor. Quer dizer que se trata de algo normal. Deve, pelo contrário, preocupar-se quando o bebé tem as mãos ou os pés muito quentes, já que poderia estar com febre.

13-Como tenho que limpar-lhe o cordão umbilical?

O cordão umbilical não é outra coisa que uma cicatriz, e como tal, irá cicatrizando com o tempo. Para limpar-lho, deve passar-se suavemente uma gaze esterilizada embebida em álcool, em cada muda de fralda. O cordão deve limpar-se desde a base até ao extremo livre, principalmente na união com o umbigo. Desta forma, secará e cairá mais rápido.

14-Porque é que às vezes tem sangue no cordão?

Quando o cordão se desprende, é normal que apareça uma crosta sanguinolenta que pode inquietar as mamãs. No entanto, não há que ter medo de limpar-lho. Pelo cordão umbilical passava uma grande quantidade de vasos sanguíneos que ainda têm que terminar de cicatrizar. Se ao desprender-se se vê sangue, ou sangra a união do cordão com a pele saudável, devemos continuar a limpar com gaze e álcool, até que cicatrize sozinha. Mas se notar que se desprende mau cheiro ou tem secreções, é necessário que consulte o pediatra, já que poderia tratar-se de uma infecção.

15-Quando cairá o cordão umbilical?

Entre os 10 e os 20 dias posteriores ao nascimento, o cordão cairá e deixará essa marca que todos nós temos: o umbigo. O tempo que demora a desprender-se depende também da forma como foi limpo. Uma higiene correcta ajudará a que caia e cicatrize mais rápido.

16-Quando a despi para mudá-la, notei que lhe saía leite dos peitinhos. É normal?

Também pode suceder que, devido à presença de hormonas maternas, tanto as meninas com os meninos apresentem os peitinhos inflamados e um inchaço dos mamilos. E ainda que não seja muito frequente, podem ter uma secreção láctea. Não se preocupe. Com o correr dos dias, a situação ir-se-á normalizando. Mas, por favor, nunca aperte os peitinhos do bebé.

17 -É normal que regurgite?

Em primeiro lugar, não devemos confundir regurgitação com vómito. Que os bebés regurgitem é totalmente normal, que vomitem não. Nos recém-nascidos, a regurgitação deve-se ao refluxo fisiológico provocado pela ainda imatura comunicação entre o esófago e o estômago. Devido ao facto do esfíncter esofágico inferior ainda não estar totalmente fechado, como acontece com as crianças mais crescidas e os adultos, parte do leite que toma volta a subir pelo esófago e sai pela boca.

Isto é mais frequente se o bebé é muito comilão, e comeu mais do que entra no seu estômago. Mas também pode acontecer que regurgite ao mudá-lo bruscamente de posição. Por isso, depois de comer tem de dar um "bom proveito" para que elimine o ar a mais que engoliu, de maneira que não ocupe lugar no estômago, e evitar movê-lo muito.

18 - Porque tem soluços?

O soluço é outro dos reflexos próprios do recém-nascido que desaparece só com o passar dos dias. Um ditado popular diz que com um susto o soluço desaparece. Isso deve-se ao facto do susto mudar a mecânica respiratória e o soluço desaparece. Mas nos bebés essa táctica não funciona. O soluço desaparece sozinho, assim nem pensar em assustá-lo. Não serviria de nada, e o pobre bebé iria apenas levar um susto.

19 -Porque tem os testículos tão grandinhos?

Os meninos recém-nascidos podem ter os testículos muito grandes, o que pode ser mais um motivo de brincadeira por parte dos pais. De todas as formas, isso não quer dizer que conservarão essa proporção quando crescem. Não deve assustar-se, pois trata-se de uma coisa normal. A causa é que ao nascer os testículos podem conter líquido (hidrocelo), que se irá reabsorvendo com o tempo. No entanto, o tamanho deve ser idêntico durante as 24 horas. Se durante o dia os testículos aumentam e incham, é importante consultar o pediatra.

20-É normal que o cocó tenha mucosidades?

Depois da eliminação do mecónio, que acontece aproximadamente 48 horas depois de nasce, as deposições do bebé vão-se modificando: tornam-se semilíquidas e de uma cor amarelada ou esverdeada. E não é raro que as deposições tenham "mucosidades". Estas mucosidades não são outra coisa que secreções respiratórias que foram digeridas, chegaram ao intestino, e eliminar-se-ão com a matéria fecal. Estes episódios podem ser mais frequentes quando o bebé engoliu líquido amniótico durante o nascimento.

21-Quando posso levá-lo a passear?

Do ponto de vista físico, o bebé pode sair a passear desde o primeiro dia. No entanto, de acordo com a sua adaptação, é aconselhável que durante o primeiro mês não faça passeios muito longos, e muito menos que durem todo o dia. Isto representará um benefício tanto para a mamã como para o bebé. Para o bebé, porque não esqueçamos que acaba de sair do útero, alheio às condições e estímulos do ambiente, e está a adaptar-se a um novo mundo, aos ruídos da casa, às luzes, aos horários.

Por isso, é conveniente também não ir a lugares onde haja muita gente, já que além disso correria o risco de contagiar-se com alguma doença viral. Para a mamã, os passeios breves também são benéficos, dado que se encontra na etapa do puerpério: o seu corpo está a voltar à normalidade e cansa-se com facilidade. Por isso, ficar em casa ou nos arredores tranquilos durante períodos breves, será uma vantagem para ambos.

22-Arranhou a cara com as unhitas. Posso cortar-lhas?

Se o pequenito tem as unhas muito compridas convém cortar-lhas, para evitar que arranhe a cara. O ideal é limá-las com uma lima exclusiva para ele, ou, se as tiver muito compridas, podem cortar-se com uma tesoura especial para bebés (tem a ponta arredondada), previamente desinfectada com álcool. Mas atenção! Com muito cuidado para não o magoar, já que, dada a sua escassa imunidade, uma pequena ferida poderia terminar numa infecção. A lima é mais segura e a melhor maneira de evitar magoar o pequenito.

23-Quando posso dar-lhe o primeiro banho de imersão?

Dois dias depois do cordão umbilical ter caído, podemos dar-lhe o seu primeiro banho. Mas isso não quer dizer que antes não tenha de fazer a sua higiene. Há que fazê-lo, mas sem submergi-lo, para não humedecer a zona do umbigo. A melhor forma é através de um banho com algodão: em cima do trocador, pode limpá-lo com um algodão embebido em água morna e sabão adequado ao bebé.

O banho do bebé deve ser sempre de imersão, quer dizer, colocando-o numa pequena quantidade de água morna, entre 10 e 15 minutos. Entretanto, lave-o, começando pela cabeça, depois o corpo e por fim os genitais. Além de fazer a sua higiene, o banho relaxa-os e eles gostam muito. Mas tenha em atenção que o bebé se assusta muito com o duche, assim por favor, não pense nessa opção.

24-Porque é que quando lhe vou dar o peito, abre a boca enquanto abana a cabeça?

Esse é o famoso reflexo de busca, que está presente desde o primeiro momento, mas que irá desaparecendo com o tempo. Quando o bebé procura o peito, abre a boca e sacode a cabeça como que a dizer "não". Há que aproveitar esse momento e prendê-lo ao peito, para que agarre o mamilo e a auréola.

25-Parece-me que o meu bebé gosta mais do peito esquerdo do que do direito. Que faço?

Muitas mulheres têm esta sensação. Mas há que tratar de insistir em oferecer-lhe o outro peito. No entanto, se acaba não o aceitando, não deve preocupar-se demasiado, já que cada peito produzirá a quantidade de leite adequada que o bebé pede, e poder-se-á alimentá-lo exactamente do mesmo modo.
mariana
mariana
Admin

Mensagens : 52
Data de inscrição : 25/08/2008
Idade : 52

https://mulhermoderna.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos